Monday, August 20, 2007

Uma rivalidade transcendental

Desde os anos 60, o universo dos quadrinhos vem sendo dominado por duas gigantes norte-americanas do mercado editorial: a Marvel Comics e a DC Comics.
Até 1962, durante a chamada Era de Prata dos quadrinhos, a DC Comics era imbatível, contando com pesos pesados do porte de Batman, Superman e Flash. No entanto, a reestruturação da Marvel (que anteriormente se chamava Timely Comics e era uma editora obscura) por Stan Lee e Jack Kirby mudou os rumos dos comics, com a criação de novos super-heróis como o Homem-Aranha, X-men e Surfista Prateado, que desafiaram o reinado da DC.
Todavia, se por um lado as duas editoras se empenhavam em tentar superar uma a outra no mercado editorial, os filmes que eram feitos sobre seus super-heróis não condiziam com a qualidade das revistas.
No fim dos anos 90, porém, a história começou a mudar. A Marvel, junto com a New Line Cinema, produziu a versão cinematográfica de seu personagem Blade, o Caça-Vampiros, e fez um filme muito bom, se consideradas produções horrendas como O retorno do Incrível Hulk (1988) e Capitão América (1990).
Entre 1998 e 2004, os personagens da editora reinaram absolutos nos cinemas: X-men, Homem-Aranha, Hulk e outros heróis de calibre ganharam filmes bem produzidos, fiéis aos quadrinhos e com efeitos especiais primorosos.
Contudo, entre 2005 e 2006 a DC, que estava atrasada na corrida cinematográfica, produziu junto com a Warner Bros os filmes Batman Begins e Superman Returns, que buscaram um aprofundamento maior do lado psicológico dos personagens, não deixando, apesar disso, de contar com um vasto orçamento para os efeitos especiais.
Isso levou a rivalidade das editoras também para os cinemas, e apesar de alguns filmes medíocres da Marvel em 2007 como Motoqueiro Fantasma e Quarteto Fantástico 2, o ano de 2008 promete um duelo de pesos pesados entre Batman: O Cavaleiro das Trevas (seqüência de Batman Begins) e Homem de Ferro, representante do panteão da Marvel.
Com este último, a Marvel pretende seguir o exemplo da DC em Batman Begins e investir em um roteiro mais aprofundado e atores famosos ( Robert Downey Junior e Gwyneth Paltrow). A DC quer manter o embalo de Batman Begins e realizar um filme ainda mais bem-sucedido que o primeiro, oferecendo como vilão o Coringa, principal inimigo do homem-morcego.
Neste duelo de gigantes, porém, o vencedor já está definido com antecipação: Os fãs, que agora podem acompanhar a evolução dos personagens também nas telonas.

2 Comments:

Blogger Thiago said...

Acho que se a DC admitisse seu lado graphic novelístico e emocional e deixasse os quadrinhos de heróis para a MARVEL todos sairiam ganhando.

Estou decepcionado com as publicações de ambas.

Quanto aos filmes. A MARVEL ganha por conta do Homem-Aranha.

8:18 PM  
Blogger Thiago said...

Com sua licença poética:

Autorizei os posts J'onn.

8:25 PM  

Post a Comment

<< Home