Wednesday, August 01, 2007

Serafim

Luciano Pereira, 23 anos, cansou de se ralar no Brasil e foi para a França sozinho, tentar a sorte na vida. Era 1995. Luciano não era um homem qualificado, ou que tivesse muitas ambições,além disso, estava ilegalmente no país, então contentou-se com um serviço de garçom em um restaurante parisiense meio caído.
Contudo, apesar da simplicidade de seu caráter e de seus planos, o jovem tinha certos traços de personalidade.
Assim, quando conheceu um traficante de animais francês, resolveu comprar um filhote de papagaio, pois sentia falta da língua portuguesa, uma vez que seus colegas de trabalho eram praticamente todos marroquinos ou turcos.
Luciano chamou o papagaio de Serafim, e desde cedo fez o possível para que o animal aprendesse seu idioma pátrio.
Certo dia, no entanto, Serafim revelou ter aprendido talvez mais do que seu dono gostaria, o que Luciano percebeu ao travarem o seguinte diálogo:

''Louro quer biscoito?''
''Não''
''Louro quer amendoim?''
''Não''
''Louro quer passa?''
''Não''
''Mas Louro quer o que, então?''
''Quero dinheiro, pô!'', gritou o papagaio com sua voz estridente.

Aquilo inicialmente terrificou Luciano, mas logo ele percebeu que a habilidade fenomenal do pássaro com as palavras poderia render a seu dono muito dinheiro. ''Que bicho safado! Cheguei até a pensar que ele soubesse o que estava falando. Mas o danado vai dar dinheiro é pra mim''

Assim, Luciano passou meses ensinando Serafim a falar francês. Como o papagaio era inteligente, aprendeu rápido, e logo foram para um show de calouros de uma pequena estação de TV regional, o ''Croissant s'il vous plaît''.

O apresentador do show, Sebastien Froufrou, assim chamou a principal atração do dia:

''Vocês já devem ter visto muitos papagaios, mas este certamente deveria ganhar o Nobel dos pássaros. Vem aí...Serafim, o papagaio gênio!''

Entraram Luciano, com um terno de lantejoulas, e Serafim, em cima de um poleiro gigantesco.

''Serafim'', disse Luciano, ''Você prefere a Madonna ou o Michael Jackson?''

'' A Madonna! A Madonna!'', gritou Serafim.

E antes que alguém pudesse esboçar qualquer reação, acrescentou: ''...Pelada''

A platéia aplaudiu entusiasticamente, e risos histéricos infestaram o ambiente. Vovós taparam os ouvidos de seus netinhos, tiozões cuspiram pedaços de frango em sua alegria, e Luciano ficou preocupado, porque não tinham ensaiado aquilo.

''Não, Serafim...Você prefere a música da Madonna ou a do Michael Jackson?''
''Nenhuma, eu gosto de Händel''

Aquilo a platéia não entendeu muito bem, mas sem problemas, o papagaio foi um sucesso pelo resto do programa.

Nas semanas seguintes, Luciano e Serafim apareceram em todos os programas de calouros mais importantes da França. O jovem largou seu emprego de garçom, e passou a trabalhar como ''empresário'' de seu papagaio.

O dinheiro estava vindo, e não havia do que reclamar. Contudo, na véspera da ida da ''ave mais inteligente da França'' ao programa de TV mais importante do país, o ''Abajour mon petit'', empresário e artista tiveram uma discussão:

'Louro quer biscoito?''
''Não''
''Uva-passa?''
''Não''
''Caviar?''
''Não''
''Escargot?''
''Não''
''Louro quer o que, então?''
''Quero meus royalties, pô!!!''

Luciano nunca havia pensado que seu papagaio desse algum valor para o dinheiro. Mas tudo bem, ele dependia da ave e não podia deixar que se rebelasse, então assinaram um contrato.

Serafim foi um estouro no ''Abajour'', assim como em todas as propagandas e os demais programas dos quais participou. Ambos homem e animal tornaram-se milionários.

Certo dia, porém, Serafim chamou seu dono para um conversa.

''Luciano, eu vou parar''
''O que?''
''Vou parar com essas coisas de tv, rádio, publicidade''
''Mas por que?''
''É melhor parar enquanto estou no auge, enquanto as pessoas se lembram de mim''
''Mas...você não pode, a gente tá ganhando dinheiro pra caramba!''
''Já ganhei o quanto eu queria, e você também não está mal de vida. Invista em outros talentos, ou poupe. Quero seguir um rumo diferente''

Luciano teve que aceitar, apesar da tristeza por estar perdendo um grande filão de ouro.

Serafim retirou-se para sua casa de campo em Montmartre, onde passou a dedicar-se à apicultura e à leitura, principalmente de Literatura, Filosofia e Política.

Luciano comprou um restaurante, e contratou vários marroquinos e turcos para tocá-lo, conseguindo certa prosperidade. Muitos anos depois,porém, estava assistindo TV quando reviu Serafim.

O papagaio estava em um programa de debates, demolindo a opinião de um renomado ornitólogo sobre a capacidade cognitiva das aves.

A presença de Serafim em programas de debates tornou-se uma constante, e ele deixou sem palavras teóricos de peso como Chomsky e Habermas. Mas depois dessa preparação, o papagaio largou também os debates, e passou a seguir o seu projeto maior: A luta pela igualdade entre homens e papagaios.

Serafim realizou um discurso em Paris, e a ''Marcha dos 400 papagaios'' em Washington.

Seus projetos estavam indo de vento em popa, mas antes que pudessem alcançar a projeção desejada, Serafim foi morto com uma estilingada, por um moleque não identificado, em Nova York.

Dizem que foi a CIA que o matou, e há até um dossiê sobre isso.

Não irei entrar no mérito da questão, porém. Só a trajetória fascinante deste papagaio já é o suficiente.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Wow, this story is really great! I love it! I wish i understood more, but i still love it! You MUST translate it to english so that i can translate it to german!

3:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oie!
Então... Vi o link no seu profile e nao resisti! Entrei e li. Adorei. De verdade! Parabéns!!!

bjokinhas!!

3:44 PM  

Post a Comment

<< Home