Friday, July 14, 2006

As regalias da vida civil

Vocês sabem o que é um bivaque? É, imagino que quase ninguém tenha idéia, então vou explicar. Bivaque (uma palavra bem escrota, aliás, como tantas outras usadas no exército, tais quais gandola e ''gaivotas'') é quando você dorme ao ar livre. Mas sem barraca, você pode usar apenas uma lona e uma coberta para formar um ''charuto''.
Na noite de quarta-feira para quinta-feira fizemos um bivaque em um gramado do Tiro de Guerra, e digo que foi a pior noite da minha vida. Ou uma das piores...talvez entre as do ''Top Five'' (licença poética, retirada de ''Alta Fidelidade''). O chão era terrivelmente duro, a lona não era totalmente impermeável e gelava mais do que uma Brastemp, a lama era vasta e as horas pareciam durar anos. Acho que se fizessem uma entrevista com os participantes dessa ''festa de pijama verde-oliva'' quase 100% deles responderiam que foi a pior noite de suas vidas. Sim, isso talvez seja um exagero (eu mesmo posso lembrar de noites bem ruins), mas o negócio foi duro mesmo.
O exército é uma instituição que nos mostra como o mundo fora dele é maravilhoso. Você tem que acordar às 4 da manhã todo dia, enquanto tem gente que reclama por acordar às 7; se você erra uma simples questão que o sargento pergunta, corre o risco de pagar 50 flexões, além de ser zoado, enquanto que na faculdade você pode ser um palhaço o tempo inteiro se quiser; você passa um ano se ferrando e não vai a lugar nenhum, enquanto que da faculdade você sai com um diplominha pomposo e ''um futuro garantido'' (licença poética 2).
Sei que existem coisas piores,como ser puta na leste-oeste (não falo por experiência própria) e admito que gosto do exército, mas ele é a principal razão de eu cultuar o fim de semana como um deus, e de dormir o melhor possível em minha confortável cama, uma das maiores invenções da humanidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home