Wednesday, February 07, 2007

O machão

Cheguei em casa tropeçando nos pés, deviam ser umas duas da manhã. Depois de procurar um pouco a fechadura, encontrei-a, e consegui entrar em casa. ''Carolina vai ficar brava'', pensei.
Mas então fiquei em dúvida: ''Existe alguém chamado Carolina? Já existiu?''. Entrei em casa, não havia ninguém além de mim. Tudo rodava. Achei melhor tomar um banho, e fui cambaleando até o banheiro.
O jato de água gelada na cabeça me deu arrepios. Mas eu precisava agüentar, já tinha agüentado coisas piores. A água fria me deixou lúcido, tão lúcido como Albert Einstein. Botei uma bermuda qualquer e sentei-me no sofá, água ainda pingando de meus cabelos amassados sobre a testa.
''Já faz um ano que a Carol foi embora''. Tive vontade chorar por alguns centésimos de segundo, mas então pensei ''Tomara que esteja morta, tomara que esteja no IML e sua família esteja desesperada''.
Talvez eu seja um frouxo. Homem que chora é frouxo? Lembrei do meu professor, na faculdade de Administração. O seu apelido era Senhor Progresso. O Senhor Progresso adorava usar a expressão ''frouxos''.
- A maioria de vocês serão frouxos! Só alguns poucos têm a ousadia, o tino do administrador!

''Velho safado'', pensei. ''Na época eu era ingênuo, tinha 20 anos e acreditava. Mas era só um velho amargurado, que gostava de olhar para as meninas.''

Sentado no sofá, relaxado, pensei que meu corpo relaxado estava '' frouxo''. Ri da alusão. Pensei em visitar o Sr.Progresso (Estaria vivo ainda?). Pensei em visitá-lo e dizer: ''Eu sou um frouxo, sim! Sou um frouxo e estou vivo até hoje! E sou um frouxo com orgulho!''

Mas talvez haja gente mais frouxa do que eu. Veja o Bill Gates...aquilo sim é um frouxo. É adorado por seus bilhões. Mas bilhões não compram colhões. Ri da rima involuntária. Ria sozinho, como um idiota. É gostoso ter ódio às vezes. Terapêutico. Não, terapêutico, não. Tonificante, talvez. Faz você se sentir mais vivo.

Mas voltando ao Bill, você olha para a cara do sujeito e vê aquela cara de coelhinho. Pusesse eu e ele num ringue eu arrebentaria com ele. Isso sim é um frouxo, com F maiúsculo.

Olhei para a foto do pai, encarando-me severamente no canto da sala. ''Vai à merda, velho! Você está morto, que moral tem? Todo mundo é santo depois de morto.''

Mas aquilo não interessava, queria voltar a pensar sobre frouxos. ''Os kamikazes...a maior enrolação de todas. Todos achavam-nos machos, mas eram uns frouxos, isso sim! Ficar se matando, em vez de tentar enfrentar o inimigo. No começo dava certo, mas depois os americanos perceberam e os japoneses continuaram se matando. Frouxos.''

É. Eu não sou frouxo nem nada. Eu sou é muito macho. Os outros é que são frouxos. Escondem-se atrás de bombas e de dinheiro, escondem-se através de sorrisos cínicos e de aparências, mas todos frouxos.

''Carolina...que estará fazendo?''. 3 horas. Acho que vou dormir. ''Um galo sozinho não faz a manhã...quando li isso?''.

Dormi. Sonhei que era um kamikaze.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home