Monday, April 30, 2007

A última noite

O velho tinha estado doente por alguns meses, mas não estava caquético. Andava, falava, nem parecia ter a idade que tinha. Mas mesmo assim, a doença não estava lhe dando trégua.
O filho e os netos do velho tinham ido visitá-lo no domingo. Geralmente iam embora à tarde, mas nesse dia ficaram até a noite.
O filho do velho disse que era hora de ir, já estava escuro e eles moravam longe. O velho pediu que ficassem. ''Não vai agora, filho, fica pra jantar''.Era um convite sincero, quase como uma súplica.Eles nunca ficavam para jantar no domingo.Sempre iam embora à tarde. Tanto o homem quanto os rapazes pensaram em ficar. Mas o homem, cuja rigidez o impedia de mudar qualquer plano que tivesse, disse que tinham que ir embora.
Os três abraçaram o velho e se despediram. Entraram no carro e saíram. Enquanto o carro mergulhava na escuridão, os três olharam para trás e viram o velho na varanda da casinha. Só podiam ver sua silhueta, de encontro à lâmpada.
Ele ficou parado um longo tempo, observando-os enquanto o carro ia embora até desaparecer em uma curva.
E alguns dias depois, o homem e os rapazes perceberam que o velho estava dizendo adeus.

2 Comments:

Blogger Thiago said...

Cara ...
Você escreve de uma maneira simples, porém cheia e profunda, complexa. Essa é uma característica rara. E a que mais admiro.

9:58 AM  
Blogger # said...

Triste.

7:19 PM  

Post a Comment

<< Home