Wednesday, April 04, 2007

Ubaldo e Ubirajara

Esta história me foi contada por um velho cagando. Não sabia eu que ele estava cagando, apenas fui perceber quando ele virou as costas e vi o ''torôço'' em suas calças. Mesmo assim, este fato não teve relevância alguma sobre a terrível história que aquele lúgubre homem contou-me.


Ubirajara, sessentão desocupado, fez um quiosquinho na rodovia. Montou tudo de madeira, bem caprichado, e pintou um letreiro em uma tábua: ''Pão com queijo d'Ubirajara''. A dois quilômetros do quiosque, colocou uma placa também pintada: ''Daqui a 2km, O melhor pão com queijo da Jacutinga ao Arabope''.
Vendia pão com queijo derretido. Coisa ordinária, mas prestava para os viajantes entediados. Dava um alíviozinho no bolso de Ubirajara. E assim passaram-se alguns anos, e Ubirajara reinava na rodovia com uma pequena prosperidade.
Foi então que veio Ubaldo. Ubaldo montou um quiosque de ''pão com queijo'' 60 metros depois do de Ubirajara,o ''Pão com queijo d'Ubaldo''. Pegou uma placa e escreveu ''Daqui a 2,06 km, O melhor pão com queijo da Jacutinga ao Arabope'', e deixou ao lado da placa de Ubirajara.
Ubirajara ficou irritado, mas pensou que era moda. Logo passava. Foi trabalhando e se remoendo, e Ubaldo não saía de lá. Até que Ubirajara se irritou, e foi falar com o concorrente.
''Escute aqui, seo Ubaldo! O senhor faça o favor de sair daqui, pois está atrapalhando a minha venda!''
''Mas seo Ubirajara, eu só estou trabalhando, que nem o senhor! todo mundo tem o direito de trabalhar.''
''Pois então vá trabalhar em outro lugar, pois eu cheguei aqui primeiro.''
''Ora, mas o senhor acha que essa estrada é sua? que tem mais direito que eu?''
''Eu acho e eu tenho...quando eu era jovem, eu ajudei a calçar essa estrada.''
''Ah,é?'' disse Ubaldo, que era octogenário. ''Pois eu ajudei a calçar essa estrada bem antes do calçamento novo! E nunca reclamei de o senhor ter usado ela quando era 'muito jovem'!''
Ubirajara se resignou diante daquilo, mas não desistiria tão fácil.
No outro dia, voltou ao quiosque de Ubaldo.
''Olha, seu Ubaldo...pelo menos faz favor de vender outro produto. O pão com queijo foi idéia minha!!!''.
Pensou assim que pudesse evitar a concorrência direta, mas nada! Ubaldo começou a vender pão com queijo e presunto, e parece que os fregueses gostaram.
Ubirajara ficou o demônio, e resolveu apelar de vez. Começou a vender pão com salame, queijo e cebola.
Mas Ubaldo contra-atacou: Pão com queijo, presunto e ovo frito.
A luta ia acirrada, até que um sobrinho esclarecido de Ubirajara veio visitá-lo e disse que ele precisava de um ''autidó''.
Então Ubirajara comprou um autidó, todo luminoso, com uma fotona do seu pão. Maravilha. Tava até escrito ''sanduíche-íche-íche'', que nem aquela moça da TV falava.
Mas Ubirajara ficou com medo de que Ubaldo fosse riscar o autidó, ou fazer qualquer maldade.
Então resolveu morar no quiosquinho, que ficava do lado do autidó. Passavam-se os dias e as noites, e lá estava Ubirajara olhando para o autidó.
Um dia, olhou para o lado de Ubaldo e não havia nada. Ele tinha ido embora, Ubirajara vencera. Agora só precisava esperar os fregueses.
Passaram-se várias horas, e freguês nenhum vinha. Mas ele esperava. Estava determinado, era o rei do pão com queijo novamente. Nem sabia ele que a estrada tinha sido desviada, e que ninguém mais passaria por ali. Mas Ubirajara não desistia. Não queria sair dali nunca.
Seu Ubaldo, que tinha lido no jornal sobre a mudança no tráfego, abriu seu quiosquinho na nova estrada.
Já Ubirajara...bem, dizem que em uma estrada abandonada, entre a Jacutinga e o Arabope, um espírito gesticula nervosamente para os passantes de dentro de um quiosquinho em ruínas, por volta da meia-noite.
O quanto isto é verdade, eu não sei. Mas sempre há algo de assustador nas palavras de um velho cagando.

2 Comments:

Blogger # said...

Hahahaha! Poing!

8:07 PM  
Blogger # said...

"...pelo que vejo não conseguiste pôr os links...se quiseres aprender ainda é tempo..."

8:10 PM  

Post a Comment

<< Home