Monday, July 17, 2006

Um passeio pelo submundo de Nova York

Depois de sentir decepção ao assistir ''Superman Returns'', vi um filme que gostei bastante: ''Taxi Driver''.
Esse é um legítimo Scorsese dos anos 70, e foi assistindo-o que percebi porque a crítica desceu tanto o cacete em ''O Aviador''. ''O Aviador'' é um filme mediano. Apenas uma história de vida levada para as telas sem qualquer tipo de ''tempero'', um filme que poderia até ter sido feito para a televisão, arrisco-me a dizer.
''Taxi Driver'' é um filme bem diferente desse molde ''água com açúcar''. É uma história sobre um indivíduo perturbado e solitário, que ganha a vida sendo motorista de Táxi em Nova York.
O que mais fascina no filme é o seu realismo. As prostitutas, os bandidos, as histórias contadas pelos taxistas em suas folgas...tudo isso te faz mergulhar de cabeça na Nova York dos anos 70.
O filme conta várias histórias em uma, como a vida real, e tem uma frase com a qual não posso deixar de concordar: ''As mulheres sempre querem te ferrar, elas são unidas como um sindicato'' (não lembro exatamente da frase,hahaha).
A partir do momento em que o protagonista resolve ser um justiceiro, o filme ganha outro tom. Se antes era lento e um tanto quanto tenso, agora fica totalmente tenso, e ganha uns ares de faroeste. Acho que o Frank Miller deve ter assistido a este filme, porque em várias histórias em quadrinhos dele vi cenas que se assemelhavam ao treinamento do personagem e aos tiroteios.
Ao final de uma cena animal, em que o taxista mata 3 bandidos, o filme parte para o seu desfecho: um desfecho não muito surpreendente, mas que mantém o tom realista da trama.
A atuação do De Niro foi brilhante, assim como a trilha sonora.
Espero que o Scorsese volte a fazer filmes assim.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

segundoolhar.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading segundoolhar.blogspot.com every day.
fast loans
bad credit loans

6:20 PM  

Post a Comment

<< Home