Thursday, February 22, 2007

Civilizações

Algumas pessoas queriam viver como os índios. Repartir a caça, trançar esteiras de palha, plantar milho, olhar as estrelas do céu, nadar nu em um rio, contar velhas lendas em volta de uma fogueira.
Algumas pessoas acham que os índios são santos, que os índios nunca roubam, nunca matam, nunca traem. E que a civilização corrompeu o homem.
Mas a civilização não corrompeu o homem. A bondade e a maldade estão enraizadas no coração de cada homem. A civilização apenas potencializou o que cada um trazia dentro de si.
Em uma sociedade indígena, em que os recursos tecnológicos são escassos, assim como a população, e a colaboração é essencial, há provavelmente menos conflitos porque cada indivíduo necessita muito do outro. É uma questão de sobrevivência.
Em nossa sociedade, onde temos gays, comunistas,negros, brancos, vermelhos, empresários,mendigos, donas-de-casa, rappers e lutadores de vale-tudo, dentro de uma infinidade de tipos que surgem a cada minuto, há gente saindo pelo ladrão. Há conflitos,obviamente.
Lemos no jornal que alguém foi baleado e morreu no Rio de Janeiro, e isso não tem nada de anormal.
Mas isso não faz com que os índios sejam melhores do que nós. Quando há uma enchente, o leão nada ao lado do antílope e não o ataca. Questão de conveniência.
Nós desenvolvemos uma cultura sofisticada, baseada na segmentação. Enquanto a arte indígena mantém seus mesmos padrões há seculos, e cada indivíduo sabe pintar, caçar, pescar e trançar objetos seguindo as tradições, nossa arte rompeu todas as fronteiras do pensamento comum.
Somos livres para escrever o que queremos, somos livres para fazer o que queremos. Podemos romper com a tradição ou restaurá-la, nossa arte e ciência são flexíveis.
Está certo que nossa indústria causou vários problemas ao planeta. Aquecimento global, desmatamento, extinção de muitas formas de vida, inúmeras formas de poluição.
Mas sendo avançados, podemos corrigir isto. Temos meios para lutar, temos conhecimento para lutar, e mais do que tudo, temos necessidade de lutar.
Se todo homem pudesse pensar assim, se todo homem aproveitasse pelo menos uma pequena porcentagem do conhecimento que temos, e uma porcentagem maior ainda da sensibilidade que ele próprio tem, então poderíamos fazer de nossa sociedade um lugar do qual gostássemos verdadeiramente, e não precisaríamos ficar sonhando com aldeias indígenas.

2 Comments:

Blogger # said...

Ah, concordo com muita coisa do que você diz.
Sabe, para muitos, e deve ser verdade, até que provem o contrário, o que move o homem é a necessidade de superar obstáculos.
Claro que comunidades indígenas e civilizações são diferentes. Os humanos primevos foram forjados por uma imensidão de situações limite e forçados a centrar fogo em algo para poder sobreviver. Daí toda essa tecologia. Os indígenas viveram mais comodamente...e certamente poderiam viver assim durante milênios e milênios, até que surgissem obstáculos. Uma pena que quando o obstáculo surgiu, surgiu já com o intuito de trucidá-los; quão bem-sucedida foi a civilização nesse ofício.
Perfeito, não há melhores nem piores. Acho que somos feitos tais quais a natureza exigiu de nós. E seremos assim moldados. Sem mais.

8:13 PM  
Blogger # said...

...não move só o homem a necessidade de superar obstáculos...move a vida.

8:14 PM  

Post a Comment

<< Home