Tuesday, February 27, 2007

Janelas

Naquele dia, voltei para casa de ônibus. Definitivamente, não a mais agradável das experiências.
Meus olhos ardiam, porque não havia dormido bem. Minha garganta estava seca, porque havia gasto minha saliva com inutilidades. Meus maxilares doíam, porque havia forçado sorrisos demais.
E estava calor, ah, como estava calor! Ainda mais naquele ônibus lotado, onde você ia se esfregando em todas as pessoas possíveis,sem direito a pudor. Era como um caminhão transportando cavalos, com direito a solavancos.
E que solavancos! O papel eu carregava em uma das mãos,amassava-se sem comedimento. O dia estava nublado e feio . As pessoas eram como gralhas. ''Rá, rá, rá!''. Ecos em minha cabeça. Dor de cabeça. Eu não via as pessoas, só ouvia seus grasnados. Minha mente tentava fugir para outro lugar. Que fosse ele no passado, no futuro, ou no presente, mas em outra conjunção espacial.
Migrei para mais perto da porta. Lá tinha mais espaço. Senti um alívio ao poder desenrolar meu corpo e estalar meus ossos, mas ainda não via a hora de chegar em casa. Não via nada ao redor, minha mente estava em casa.
De súbito, olhei para um lado e vi duas garotas. Estavam sentadas em um banco, conversando. E fiquei observando-as. Uma falava, e a outra prestava atenção. As duas sorriam ocasionalmente. A que falava parecia bem empolgada, gesticulava, e a outra correspondia docemente, prestando atenção.
De alguma forma achei aquilo bonito, e comecei a enxergar as coisas para as quais meus olhos apontavam.
E prestei atenção na janela no fundo do ônibus. Ela não tinha nenhuma propaganda estampada, há tempos que não pegava um ônibus assim. Podia-se ver as coisas escorregando para trás do ônibus, conforme ele andava. O enquadramento era de cinema. Fiquei fascinado. Parecia que estava olhando para algum cenário de videogame, ou assistindo algum filme.
Estava prestando atenção a tudo. Absorvendo o mundo, como se fosse um quadro.
Violetas, mendigos, postes, bancos...
E então eu desci do ônibus, e reparei que um pedaço de céu azul estava surgindo no meio de uma nuvem.

2 Comments:

Blogger # said...

Identifiquei-me nisso aqui.

5:13 PM  
Blogger Thiago said...

bem agradável de se ler o texto.
sobre o ônibus, bem, por isso que uso o psiu, hahaha ...
teh mais.

5:12 AM  

Post a Comment

<< Home