Thursday, November 30, 2006

Uma história com final feliz

Hoje, 30 novembro de 2006, eu acordei às 4 da manhã como fiz tantas vezes e fui ao Tiro de Guerra, mas dessa vez era diferente. Eu estava vestido como um civil, e até cheguei um pouco mais tarde do que costumava.
Chegando lá nós devolvemos nossas carteirinhas de identidade militar e pegamos nossas carteirinhas de reservista, além de outras medidas administrativas. Então o sargento colocou-nos em forma (fileiras), disse algumas palavras de despedida, e disse o último ''Fora de forma! Marche!''. E todos gritaram ''Brasil!'', mas eu estava meio disperso e não gritei com muita força, infelizmente.
Agora sou um civil de novo, e não preciso mais fazer a barba todos os dias, posso deixar meu cabelo crescer, não tenho mais que acordar às 4 horas...Não digo que esteja livre. Quem de nós está livre da faculdade, ou de trabalhar pelo resto da vida?
Mas mais do que uma obrigação, o Tiro de Guerra foi uma escola em que aprendi muita coisa nova. Tive vários momentos em que fui provado física e mentalmente, como a marcha de 14 km sob um sol escaldante; as ''corridinhas mixurucas'' da educação física, praticamente maratonas; o bivaque, quando dormimos sob uma lona gelada e suarenta no mato; o tiro de fuzil, que ao contrário dos filmes é muito difícil e muitos idiotas a serem suportados na tropa.
Houve também momentos bons, coisas que não quero esquecer, como as paisagens de alguns lugares pelos quais passávamos correndo ou marchando; o sentimento de ter vencido um desafio; o aprendizado de muita coisa sobre o exército, que se tornou uma coisa menos misteriosa e mais sensata para mim. Mas você sabe o que eu realmente mais gostava? Pode parecer idiota, mas eu gostava do nascer do sol. As pessoas falam do pôr-do-sol, mas o nascer do sol é mais bonito, pelo menos quando você serve o exército, e ainda mais naquela região desedificada. Um dia era roxo, no outro o sol estava vermelho e o céu branco, como a bandeira do Japão...e cada nascer do sol avisava que a hora da ''jornada'' daquele dia estava acabando.
Sim, foi um ano duro, tive que me superar diversas vezes para conciliar faculdade e Exército.
Mas sinto que agora fiquei um pouquinho mais forte, e me alegro por ter estado nas fileiras do EB.

2 Comments:

Blogger # said...

Que dizer...só parabéns. Até mais.

6:13 PM  
Blogger Thiago said...

Agora posso postar no seu .. O.O

4:24 PM  

Post a Comment

<< Home