Monday, August 28, 2006

Nós e a política

Eu confesso que não gosto de política. Parece uma chatice tremenda com as suas ´´medidas provisórias´´, ´´emendas´´, ´´vetos´´ e ramificações intermináveis de qualquer coisa que se tenha que fazer (leia-se burocracia).
Porém, apesar de não ter a menor afinidade com Política ou o menor interesse nesse assunto,creio que se estivesse envolvido nessa área seria um bom político, porque sou responsável e sério.
Conheço várias pessoas que dariam ótimos políticos, e que são justamente quem não tem o menor interesse por esta ´´arte´´.
O problema dos políticos brasileiros é que eles tratam a política como um hobby, um lazer. Adoram sentir o ´´poder´´ (ponho entre aspas porque não considero o poder político um poder verdadeiro, está mais para uma ficção).
A política não é uma brincadeira, não é um ´´jogo´´ (outro termo polêmico, odeio quando chamam o destino de um país e de uma população de ´´jogo´´). Deveria ser tomada como uma obrigação, um sacrifício. E quem deveria realizar este sacrifício seríamos nós mesmos. Nós que temos consciência das coisas e não somos um bando de velhos gagá metidos a Nero.
Alguém lerá isso e pensará que eu estou sendo ´´utópico´´. ´´Utópico´´, mais uma palavra que não gosto...geralmente quem a diz é quem é acomodado demais para fazer algo. Não estou sendo utópico, utopia significa ficção, e todos sabemos que existem países onde os cidadãos são bem mais politizados do que aqui.
Está certo, está certo, vivemos em uma realidade bem diferente da Dinamarca ou da França (cujos cidadãos protestam e mudam as leis quando estão descontentes) mas podemos começar devagar a mudar essa situação.
Se não somos um país perfeito, pelo menos somos uma democracia. Então em vez de ficar reclamando que o país é uma merda e bla-bla-bla, por que não presta atenção no horário eleitoral, e faz o sacrifício de votar com consciência? Sei que é chato, mas o esforço de cada um de nós reflete no coletivo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home