Friday, August 11, 2006

Liberdade, abre as asas...

Não há dúvida de que o elemento mais importante na vida de um ser humano é a liberdade.
Prova disso é que a principal forma de punir um criminoso é privando-o de sua liberdade, colocando-o em cárcere. Muitas pessoas, quando perdem a sua liberdade, chegam a se matar. Quantos escravos negros, por exemplo, se matavam comendo terra porque estavam sem nenhuma liberdade?
Mas, se a liberdade é um sentimento que causa extrema dor ao ser retirado, ela também é a melhor coisa do mundo, quando você percebe que a tem.
Devo avisar, porém, que é muito difícil sentir-se verdadeiramente livre. Você pode ler isso e pensar ´´Mas com certeza eu sou livre! Escolho o que quero fazer da minha vida´´. A questão é: Até onde vai a sua liberdade? Você escolhe tudo o que quer ou você escolhe o que os outros permitam que escolha?
Parece-me às vezes que para encontrar a verdadeira liberdade você tem que passar por alguma provação dura, uma espécie de martírio. Talvez Hermann Hesse pensasse isso... Em todos os livros dele que li, o personagem principal era alguém cuja liberdade estava sufocada pelas amarras da sociedade, e que após uma ´´revolução´´ pessoal conseguiram reencontrar o seu caminho.
Escrevi tudo isso por que? Apenas para contar que, pelo menos por alguns minutos, eu me senti extremamente livre nesta semana. Foi na segunda-feira...um professor arrogante e agressivo passou vários exercícios complicados (Sim, é Planejamento Gráfico, a matéria mais inútil do curso) e disse que ´´Quem quiser pode ir embora, não vai valer nota´´, em tom de provocação. Estava louco de vontade de ir, mas tinha certo receio de que ficasse ´´queimado´´ com ele. No entanto, percebi que ele não era meu ´´senhor´´. E que estava lá apenas por causa da nota, não pelo que ele pensava de mim.
Saí da faculdade e tive uma manhã feliz e produtiva, e tudo parecia até mais bonito.
Se você sente a direção onde está a sua liberdade, tem que correr atrás dela. Não importa o que pensem aqueles que querem te amarrar, você deve enfrentá-los.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home